17/02/2014

Foto depilação - Laser ou Luz Pulsada???

axilas

virilhas




 A eficácia da fotodepilação, quer se trate de laser ou de luz pulsada, depende não só do tipo de pelo em que vai ser aplicada mas também do aparelho utilizado e da experiência do técnico que a efetua. O laser depilatório deve ser idealmente feito por um dermatologista, com conhecimentos técnicos e teóricos e ainda, com experiência clínica neste tipo de tratamentos.
O outono ou o inverno é a altura ideal para iniciar a depilação definitiva, pois temos uma pele já restabelecida das agressões do verão, como a exposição solar, água do mar ou piscina. Começando o tratamento nesta altura, garante que quando chegar o verão, os seus pelos não serão mais um problema.
laser depilatórioO laser não é mais que a emissão de uma luz monocromática, em linha reta, dirigida à zona do corpo a depilar, sendo absorvida pelo pigmento presente no pelo, e transformada em energia térmica (calor) que é conduzida até à raiz do pelo, destruindo-a. Existem no mercado vários tipos de laser, e a sua escolha basear-se-á no fototipo da pessoa a tratar, regulando-se também a sua potência e o tempo de exposição ao laser, de modo a que só se atinga o pelo, sem danificar a pele. O laser é um método mais eficaz, sendo possível tratar uma grande área numa única sessão. É também um método mais dispendioso e existe o risco de queimadura superficial e aparecimento de manchas, que geralmente são temporárias se administrado o tratamento médico adequado. É o método ideal para quem tem muitos pelos, escuros e uma pele mais clara.
De entre os vários tipos de Laser, o de Alexandrite apresenta a vantagem de poder ser usado tanto em pelo escuro como claro, sendo mais tolerado que o laser de díodo (mais doloroso). O laser de Alexandrite dispõe de um sistema de refrigeração que anestesia a pele, diminuindo a dor e irritação. Nos outros lasers há a necessidade de usar um gel hidratante e calmante.
O laser de díodo é mais seguro quando se trata de pessoas morenas ou bronzeadas, pois usa energia mais baixa, sendo rara a ocorrência de manchas ou queimaduras.pernas depiladas
A luz pulsada aplica uma luz policromática, em pequenos disparos, que se espalha em várias direções, à pele. A luz absorvida é convertida em energia térmica que enfraquece progressivamente os folículos pilosos e inibindo o crescimento do pêlo. Dá-se pois uma eliminação progressiva dos pelos. É um tratamento seguro quando realizado por um profissional, e muito menos doloroso que o laser depilatório. Como as temperaturas atingidas com este método são substancialmente mais baixas que com o laser, o risco de queimaduras ou de pigmentação é muito menor. A luz pulsada pode ser usada em qualquer tom de pele e de pelo, exigindo mais sessões que o laser, para obter os mesmos resultados.
Como veremos a seguir, quer se trate de depilação a laser ou luz pulsada, existem cuidados a ter que são idênticos para as duas técnicas.
 Antes de iniciar o tratamento, evite:
- Ter a pele bronzeada. Apesar de existirem métodos que se pode aplicar neste caso, a eficácia será menos, o que implicara um maior número de sessões, tornando o tratamento mais dispendioso.
- Iniciar o tratamento se a pele a tratar se encontra lesada (irritações, queimaduras, feridas, etc.).
- A exposição solar antes e durante todo o tratamento. Em zonas do corpo em que é impossível evitar essa exposição (corpo, mãos) é obrigatório o uso de protetor solar com alto índice de proteção.
- Tratamentos de pele invasivos ou peelings na pele tratada.corpo bronzeado
- Usar produtos cosméticos contendo álcool ou agentes de limpeza muito fortes.
- Antes e entre as sessões, não usar métodos de depilação que arranquem o pelo pela raiz (cera, depiladoras), pois é necessário que o pelo esteja presente para que o procedimento seja eficaz.
- Descolorar os pelos, pois o método torna-se eficaz pela presença da melanina (pigmento do pelo).
depilação com lâmina
Antes de iniciar o tratamento, deve:
- Usar exfoliante uns dias antes de cada sessão, para que o acesso à raiz esteja facilitado.
- Depilar a zona a tratar com uma lâmina. Também pode usar um creme depilatório suave.
Após cada sessão, deve:
- Aplicar uma loção calmante e hidratante, e repetir o procedimento nos três dias seguintes.protetor solarcremes hidratantes
- Aplicar protetor solar de elevado índice se se tratar de uma zona exposta às radiações solares.
- Evitar a prática desportiva no dia da sessão, de modo a não irritar a pele tratada com o próprio suor.
- Evitar nadar em piscina ou mar, no próprio dia.
Após cada sessão, o aspeto da pele tratada apresenta-se sem alteração visível. É normal que sinta um ligeiro incómodo, principalmente em zonas mais sensíveis como as virilhas ou o rosto.
A pele poderá apresentar-se ligeiramente vermelha, mas será uma reação temporária (desaparece em 24h).

2 comentários:

© Nome do blog - 2015. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Cute Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo